Corpo Poético

Como podemos exercitar um corpo poético?

De que modo podemos viver poeticamente em um mundo cheio de prosa, de prazo e de-pressa?

Quantas vezes deixamos de contemplar a natureza, o sorriso de um filho, a poesia dos cabelos bagunçados de quem amamos?

Quantas vezes nos falta tempo para uma caminhada desprogramada? Um mergulho no mar? Uma pipoca no cinema? Um café da manhã com calma de caracol?

Quantos dias já se foram sem as nossas digitais?

O corpo é um elemento essencial da nossa identidade e da conexão com o meio, e pode ser muito destrutivo viver como se ele não nos pertencesse. O estado de presença e de percepção dos sentidos nos deixa mais próximos da poesia que nos cruza todos os dias pelas fronteiras do corpo. A oficina do Corpo Poético se estrutura a partir de vivências e experiências corporais e relacionais que exploram os sentidos, a conexão empática e a percepção mais aguçada do meio, possibilitando a descoberta da poesia do cotidiano e o despertar para uma vida mais leve, inteira e feliz. A proposta pode ser adaptada para grupos diversos: educadores, pais, grupos corporativos, escritores etc.


Corpinho Poético

Vivemos em uma estrutura que tende a separar o corpo da mente. Em geral, nos momentos em que o raciocínio é exigido, os corpos são direcionados a permanecerem controlados e quietos. Nesta lógica de atuar no mundo, é comum o pensamento perder a expressividade, as relações perderem o toque, os olhos se perderem de vista.

Exercitar o corpinho poético é estimular a capacidade imaginativa das crianças e explorar a tendência natural que elas têm de se maravilhar, de se assombrar, de perceber os detalhes e as belezas do cotidiano com intensidade e inteireza.

Nesse sentido, a oficina Corpinho Poético articula a riqueza de histórias contadas com vivências de percepção corporal que ajudam as crianças a integrarem a história com elementos da própria vida. A partir de uma contação de histórias, as crianças são guiadas a atividades que estimulam a experiências do próprio corpo. As vivências e reflexões que a oficina proporciona despertam a sensibilidade, a ludicidade, a criatividade e potencializam a qualidade da presença das crianças diante do mundo. A proposta pode ser realizada apenas entre as crianças ou em uma interação afetuosa e divertida com os pais.

Percurso Poético

1° - contação de histórias
2° - incorporando histórias
3° - Meditação criativa
4° - Invento, invento eu

Agenda de Eventos